A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), classificou como uma “politização de um problema que se iniciou técnico” o debate em torno da escolha dos novos membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), que está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi dada nesta quinta-feira (17), em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante.
“O que está havendo é uma politização de um problema que se iniciou técnico”, afirmou Iracema ao comentar a judicialização envolvendo a nomeação de dois conselheiros da Corte de Contas.
A parlamentar garantiu que a Alema seguiu todos os trâmites legais: “A Assembleia Legislativa seguiu todos os trâmites exigidos pela Constituição e pelos órgãos competentes.” Ela lembrou ainda que tanto a Advocacia-Geral da União (AGU) quanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiram pareceres favoráveis ao processo: “A gente espera que termine o mais rápido possível, aguarda que a Justiça dê uma decisão. O povo do Maranhão tem pressa.”
Iracema também destacou que o partido Solidariedade, responsável pelas ações que questionam o processo de escolha, já reconheceu que todos os trâmites foram obedecidos. Ela mencionou ainda que o PCdoB, integrante da Federação Brasil da Esperança (com PT e PV), tentou atuar como amicus curiae na ação, mas foi desautorizado pela própria federação.
Defesa do governador Carlos Brandão
Durante a entrevista, Iracema Vale também saiu em defesa do governador Carlos Brandão (PSB), ao rebater críticas da oposição sobre um suposto distanciamento com o governo federal.
“O governador Brandão é pacificador, prega unidade e parceria. Há é uma tentativa de afastar o governador do governo federal, de criar um imbróglio”, afirmou a presidente da Alema.
Ela ainda elogiou a atuação do governador nas diferentes regiões do estado: “Ele atende todos os 217 municípios do Maranhão, indistintamente”, destacou.